Empreendedora aposta em estilo próprio para criar bonecos

Como colocar uma noiva voando de asa delta em cima do bolo de casamento? Regina Straub, artesã de Petrópolis, região serrana fluminense, levou um tempo quebrando a cabeça, mas acabou encontrando a solução quando decidiu desmontar um cabide e fez a asa modelando o metal. Como se não bastasse, ela ainda estava sendo puxada pelo noivo que estava em uma moto. Engenhosa, Regina conseguiu fixar a haste que sustenta a asa delta no bolo de uma maneira que distribui o peso da escultura.

Este foi um dos pedidos mais inusitados que a artesã recebeu. Aliás, o tradicional não faz mesmo parte do dia a dia dela. Os bonequinhos ganham uma releitura nas mãos de Regina Straub, quase sempre em situações bem humoradas, com direito a recriação dos hobbies do casal, camisas e bandeiras de times de futebol e até animais de estimação. O preço varia de acordo com o nível de dificuldade e dos detalhes encomendados.

Com pleno domínio da técnica de biscuit, uma massinha de modelar composta principalmente por amido de milho e cola, ela faz suas criações, com particular atenção para as feições do casal, muitos com direito a cirurgia plástica. “Eles me pedem mudanças como afinar o nariz ou diminuir as orelhas. Acho que é o medo de se verem reproduzidos como caricaturas, mas procuro imitar os traços com o maior cuidado e carinho. É o dia deles”, afirma a artista, que já atendeu até clientes do Japão, Itália e França.

A divulgação boca a boca acabou rendendo um convite para fazer os noivos na abertura da série Tapas & Beijos, da TV Globo. “A primeira pergunta que me fizeram é se eu tinha Nota Fiscal. Cheguei a pensar que poderia perder a oportunidade”, confessa.


Por medo de enfrentar um processo complicado, impostos altos, gastos com contador e advogado, Regina sempre deixou de lado a formalização do negócio. Mas como não queria perder este trabalho, foi ao escritório do Sebrae no Rio de Janeiro em Petrópolis. “Ai, foi um alívio! Recebi todas as explicações e vi que não era nada do que eu pensava. Tudo foi simples, rápido e o custo, mínimo. Nada parecido com o que pensava”, surpreende-se ela que se registrou como empreendedora individual em fevereiro.


Além de fechar o contrato para a série, depois da formalização ela diminuiu o custo das matéria-prima em cerca de 30% ao comprar como pessoa jurídica e vislumbra a possibilidade de prestar serviços para outras empresas. “Quando peguei meu primeiro bloco de notas fiscais, falei para o meu marido: agora eu sou uma firma. Hoje, eu me sinto mais importante e com tranquilidade para trabalhar”.

Fonte: Revista Exame.
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)