*Papo Cinema: O menino e o Mundo


Palmas para a animação nacional (quem diria) O menino e mundo, é super perfeita. É uma explosão de cores e artes! Hoje de madrugada enfim, assisti, o filme começa de uma simplicidade, para tratar de um assunto que não é nada simples. Atenção: o texto é recheado de spoilers. 

É preciso assistir despretensiosamente, é contada sob a perspectiva de uma criança. O Menino e o Mundo é quase uma lição de vida esse com certeza eu vou guardar pra mostrar para assistir novamente com meu filho Caleb, novamente, ele assistia e só conseguia se animar com os traços simples, os sons industriais, e o tanto de cor que embelezaram a obra, que remetiam os tempos onde as famílias vivam do que se plantavam na terra, e com o êxodo de muitos trabalhadores rurais para cidade grande em busca de uma vida melhor, onde nem tudo é como se espera, a cidade é uma grande bagunça, onde todos se apertam, se matam, se escravizam para sobreviver ao mundo capitalista. A industrialização por fim, acaba de vez com o sonho de muitos, que se acabam, gerando um estilo de vida precário e triste. 

Sinopse: O jovem Oninem (menino de trás para frente) é filho de um agricultor que acaba indo tentar a vida em uma fábrica, deixando o filho e a esposa para trás. A ausência do pai faz Oninem ir em busca dele em uma jornada que não é fácil, e que nem por isso perde a ingenuidade e a mágica na forma de olhar para as coisas.

Minha opinião: O filme é cheio de detalhes e subjetividade, é preciso ser sensível para captar a arte, como uma poesia, tudo bem que filmes brasileiros adoram mostrar misérias, tiro, favela e nordeste. Mas esta animação é bem especial, por mais que pareça algo que se remete ao passado, ela se torna atemporal em diversos países. É uma questão social sobre a busca de uma vida melhor e a ilusão da vida na cidade grande, onde todos, só se importam com o consumo e esquecem de como é simples ser feliz. A inocência do personagem cativa, de uma forma progressiva, assim se entende que na realidade é uma retrospectiva de uma vida oprimida, de um menino que colecionava lembranças da sua vida simples no interior, e quando volta para suas origens, já se encontra velho e doente e o que restou de si é apenas sua melancolia. 

Aproveitem a vida galera, o tempo passa bem rapidinho! Não ser deixem ser oprimidos pela sociedade, Sejam livres! :D

Confiram o trailer: 

    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)