Por que é preciso hidratar as crianças nos dias mais quentes?


Está muito calor nos últimos dias né, país inteiro! Então sabemos que o corpo é é constituído por cerca de 65% de água, lembrando que a criança ao nascer é constituída de aproximadamente 79% de água, de 70 a 75% nas primeiras semanas de vida e, nos primeiros anos de vida, atinge de 60 a 65%. E com o calor, a sede aumenta e os incidentes de desidratação também, há uma grande perda de líquido pela transpiração e pela urina. É preciso repor!!! simples!!!

Com o verão, as fortes temperaturas causam desanimo, fraqueza e em alguns casos diarreia. Um hábito saudável, além da boa alimentação, é tomar bastante líquido. Sejam eles sucos, chás gelados, e lembrando que nada substituem a água natura. Se seu filho criar o hábito de beber água desde cedo, ele se acostumará com isso tornando-se algo natural e necessário. A ingestão de água contribui para hidratação, problemas intestinais, dores de cabeça e musculares, funcionamento dos rins. Mas lembre-se: ofereça sempre após as refeições, nunca durante ou antes, e conforme ela for crescendo já vai poder pedir água normalmente.

Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação. 

Água para recuperar as energias!!

Crianças que realizam atividade física merecem maior atenção, especialmente em temperaturas quentes. Ofereça água constantemente, pois os pequenos são menos sujeitos a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de beber água mesmo quando o corpo precisa. E atenção quando estiverem expostas na praia ou piscina.

A água se faz necessária para o crescimento das crianças e para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água para o corpo humano. Mas as crianças devem beber pelo menos quatro copos com água fervida ou filtrada para garantir a harmonia do seu corpo.



Sinais de desidratação:  

A desidratação pode ser classificada, segundo o grau de gravidade, em leve, moderada e grave. Boca seca, olhos fundos, intervalos longos para urinar e choro sem lágrimas são alguns dos sinais que indicam a desidratação.

Dicas para uma boa hidratação :

- Para a população em geral, a recomendação é feita de acordo com a faixa etária. Crianças entre 1 e 3 anos de idade devem consumir cerca de 1,3 litros de líquidos por dia. Por outro lado, crianças entre 4 e 8 anos precisam de 1,7 litros diários;

- Incluir mais frutas nas refeições principais e nos lanches;

- Não esperar a criança dizer que está com sede, mas oferecer água para ela várias vezes ao dia;

- Oferecer líquido no intervalo das refeições;

- Variar a oferta de líquidos, oferecendo água de coco, chá, suco de fruta natural;

- Evitar refrigerantes e sucos industrializados, eles são calóricos;

- Os pais devem sempre manter uma garrafa de água com eles, caso as crianças sintam sede na rua;

- Colocar uma garrafinha de água na mochila da escola;

- Para a mãe que está amamentando, o cuidado não fica restrito ao bebê, ela mãe também deve se hidratar bem. É preciso ingerir pelo menos dois litros de água por dia e manter uma alimentação rica em líquidos como frutas, sucos, verduras e legumes crus ou cozidos.

Mas meu filho se recusa a beber água, o que devo fazer?

Caso a criança se recuse a beber água, o ideal é oferecer sucos naturais à base de água e frutas que contenham bastante água, como melancia, melão e abacaxi.

É importante que a futura mamãe não se esqueça de beber água durante a gravidez e nem após a gestação, pois a água é fundamental para a composição do leite materno. A criança que ingere bastante água estará protegida da desidratação e ainda mais saudável.

Uma dica para as mães atraírem os seus filhos é oferecer água em copos e mamadeiras chamativas que prendam a atenção da criança.

    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)