O que é Pareidolia?


A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório sendo percebido como algo com significado real, (geralmente uma imagem ou som), sendo percebido como algo com significado real. É por conta desse fenômeno que conseguimos reconhecer animais nas nuvens, em azulejos e pisos, em fumaças, ver rostos humanos em marte ou na lua ou em torradas.

Em situações simples, este fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro, por exemplo, discos voadores, monstros, fantasmas, mensagens gravadas ao contrário em músicas entre outros.

A pareidolia é melhor explicada em seu caso mais comum: reconhecimento de rostos em lugares inusitados. O cérebro humano procura reconhecer rostos em todo lugar, e a mínima semelhança com dois olhos e nariz, pode fazer você ver rostos onde nem imagina.

Um estudo do cérebro feito em 2009 descobriu que os objetos percebidos como rostos ativam uma determinada área do cérebro, que é muito semelhante à ativada quando nós olhamos para um rosto humano, enquanto que outros objetos comuns não mexem com essa área. O estudo também percebeu que a ativação dessas áreas é quase como um reflexo, não passando por uma fase de identificação e processamento da informação recebida.

Esses estudos ajudam a explicar por que ao vermos um círculo com linhas no lugar da boca e dos olhos, rapidamente entendemos aquele desenho como um rosto, como acontece no caso da utilização dos emoticons, tão famosos em chats na internet (pois é, isso está ligado à pareidolia).


Pode observar uma sequência de rostos, rostos, e mais rostos!

Lembramos que o fenômeno é pessoal, reflete as crenças de uma pessoa, por exemplo. Por isso, as aparições de Jesus e Santos em torradas ou paredes só se dão em países cristãos. E por aí vai!

    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

2 comentários:

  1. Que post interessante, amiga :)
    tenho minha mente super fértil pq sempre vejo coisas em lugares estranhos, kkkk
    Beijinhos

    Tem post novo, vem ver
    www.adrianacordeiro.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)